5.4.10

Meu cabelo ruim é bom

Com uma das minhas inspirações.

Não me lembro quando comecei a chamar meu cabelo de ruim.

Parecia óbvio assumir que cabelo enrolado é ruim. Estávamos fadadas a uma vida de produtos e mais produtos anti-frizz (e um know-how infinito sobre liguinhas, bicos-de-pato e piranhas). Quando a ocasião era muito especial, os cachos deveriam ser alisados, e nós poderíamos, finalmente, ter o cabelo certo (enquanto durasse a escovinha).

Mas me lembro direitinho quando descobri que meu cabelo na verdade era bom.

E me senti uma transgressora. No salão sempre me perguntavam se eu queria alisar, e quando comecei a responder "não" vi muita cara feia. Quando comecei a frequentar formaturas, casamentos e afins com os cachos ainda mais cheios, recebia parabéns pela coragem.

Coragem de assumir, e exaltar, quem eu sou.

Os de cabelos lisos podem não entender, mas essa descoberta é menos óbvia do que parece. Ela vem com a segurança que (ainda bem) ganhamos ao passar dos anos. Partiu do cansaço de ter sempre o cabelo errado, e lentamente evoluiu para o orgulho. Meu cabelo hoje tem mais graça. O carinha me disse que meus cachos são lindos, o vizinho sorriu ao me ver sendo engolida pelas madeixas em mais um dia de ventania. Cada manhã me deparo com o que poderia ser uma obra do Edward Mãos de Tesoura, e, hoje, acho engraçado. Os cachos têm personalidade, e não há um dia igual ao outro. As pequenas imperfeições são o que fazem o cabelo todo mais interessante, e eu não troco interessante por simples mais não.

Hoje, meu cabelo só fica ruim quando preso.

4 comments:

marina said...

ou como diria o meu avô, o responsável pela minha herança cacheada:
- uai, meu cabelo não é ruim não, meu cabelo é otimo. ele nunca fala mal de ninguém. :P

e cabelo também é estratégia de resistência feminina. espero que mais encaracoladas percebam isso por aí. :)

beijuju.
:*

marina said...

ah, e em tempo:
a gente se inspira mutuamente. ju. esse é um dos preceitos básicos do juarinismo. :)

Cristina Caldas said...

Ju, lindo, amei! Também tenho o maior orgulho dos meus cachos. E sabe que também me sinto fortona quando digo, "não, não quero fazer escova, gosto dos meus cachos". O que já recebi de olhadas tortas não está escrito! Bj

Mônica Padilha said...

Apoiadas!!! Sempre falava para minhas alunas cacheadas o quanto o cabelo delas eram lindos. E sinceramente somos mesmo!