8.11.07

Verdades Secretas

Se alguém te conta, em confidência, um grande segredo, você é capaz de guardá-lo? E quando alguém já te contou, e você após tremendo esforço o manteve completamente em sigilo, e ele chega a seus ouvidos por um outro alguém?

Isso acontece constantemente comigo. Segredos mal guardados, jogando no lixo todo meu trabalho em esquecê-lo e conviver solitariamente com ele.

Ao mesmo tempo, do lado de lá, grandes segredos da vida parecem tão pouco distribuídos. De fora, vemos as situações com uma clareza... E guardamos aquilo qualquer que tenha sido iluminado por tal clareza no escuro só da nossa cabeça. Informações preciosas, imagens precisas dos outros, tudo guardadinho e não compartilhado. Eu nem imagino o tanto que o mundo de fora possa saber a mais de mim, sem me contar.

Além disso, a cada imenso ano de vida e experiência, algumas outras pérolas de sabedoria vão saindo da escuridão da infância. Quem julgou que deveria esconder que, apesar da infância ser maravilhosa, a vida adulta também poderia ser? Que um diploma (ou dois) não são a garantia de nada (e com eles na mão você pode voltar onde começou: à absoluta falta de idéia do que quer ser quando crescer)? Que amor de conto de fadas, simples como achar os trilhos e só curtir a viagem, não existe? Que eu não dependo de absolutamente ninguém para viver, e isso pode ser descoberto sem perder seu maior tesouro? Que para tudo o que eu quiser, sentar a bunda e tentar, ou levantar da cadeira e fazer, resolve?

Pequenos grandes segredos da vida, grandes confidências do mundo adulto.
Talvez a vida fosse mais fácil se viesse com esse manual.

2 comments:

Antônio Padilha said...

Muito bons os seus textos, Juliana. Muito bom tambem seria se existisse tal manual. Mas, no final das contas, acho nao poderiamos usa-lo assim de uma forma tao imediata.

Acho que manuais para a vida so funcionam quando incorporamos os seus conselhos como se fossem nossos, como se fossemos nos mesmos seus proprios autores. Quando sao ainda apenas manuais, guias, tutoriais, sao apenas conselhos escritos por outra pessoa. E conselhos sao importantes, mas apenas parte do caminho..

Inclusive, a incorporacao dessa nova visao de mundo talvez seja parecida com o desvendar das confidencias do mundo adulto. No fundo, teria de ser ao menos um manual e tambem um super dicionario para todas essas possiveis linguagens! =)

Beijo!

Cacá said...

Linda, o bom de sermos amigas assim tao tao amigas, eh que lendo um texto seu sempre sinto uma coisa tao proxima das suas palavras. Eh como se eu tivesse nelas tambem, pensado sobre, mas que nunca consegui colocar em palavras e quando te leio me sinto tao eu em vc.. Entende??

Sobre sua primeira pergunta, tambem me sinto tao traida quando guardo um segredo, e na verdade nem era tao segredo assim, quando alguem fala pra mim: "nao conta pra ninguem", eu nao conto. Sei lah, levo bem a serio essa coisa do segredo...

E ao mesmo tempo achei lindo a segunda parte do texto que voce fala dos segredos que nao deveriam ser guardados, ou daqueles segredos que acabamos desvendando ao longo da vida, e independente de sermos adultos ou nao, eh com a experiencia mesmo, do que vamos vivendo, varios segredos vao sendo desvendados, e esses mesmos segredos viram depois tao obvios, mas depois vem outros e outros..

Poxa, a vida sem segredo no fundo nao tem muita graca, percebe??