17.4.10

Pazes

Ficar leve, tarefa difícil.
Quantos livros, cursos e terapias são necessários para nos lembrar de parar, respirar, prestar atenção no nosso corpo, e ser?
Um sábado inteiro e alguns bons dólares depois, cá estou. Leve.

E assustada. O leve me assusta, o imediato me encharca, e eu rio de nervoso. De alegria, mas de nervoso também. E um pouco da minha cara - meu senso de humor anda bem leniente, rindo à toa de tropeços bestas na rua. Rindo só. Rindo chorando. Rindo de mim e dos outros, uma menina alta de casaco de pelúcia rosa entra no metrô, eu e minha vizinha nos olhamos de rabo de olho e rimos. Sem sacanagem, sem maldade, mas aquela moça riu comigo, e duas desconhecidas então compartilhavam o que logo virou uma crise de riso. Às vezes gargalhadas, muitas vezes inconvenientes. Meu Deus, eu estou rindo inconvenientemente.

Respiro entre uma gargalhada e outra e sinto o medo de novo. Eu reparo na leveza, desconheço essa leveza. E nada me assusta mais que o desconhecido.

Agora abro um sorriso desafiador. 

Todo dia tenho acordado da mesma maneira - de sono interrompido, às sete horas da manhã (então sete horas da manhã é igual em todo lugar?). Então me lembro dos meus passeios inconscientes, que essa semana, apesar dos seus caminhos diferentes, sempre terminam no mesmo lugar. Uma leveza estranha, um estranhamento gostoso. É que tenho visitado as mulheres que levaram em frente os relacionamentos que eu deixei para trás, cada noite uma diferente. Conversamos, rimos, e ficamos bem. E cada manhã o mesmo riso desaforado de estranhamento gostoso.

Faço as pazes comigo. E sinto o pequeno desconforto de amarras desatadas, leveza. Estou consciente dele.
Sorte que tenho meu bom humor pra seguir dando umas risadas desse andar desengonçado!

2 comments:

Cristina Caldas said...

Ju, você é a Clarice Lispector da sua geração. O mundo tava carente de Clarice, ainda bem que você nasceu assim tão talentosa, colocando cada palavra em seu lugar. Lindo! "Congrats"!

Antônio Padilha said...

Mas era você de casaco rosa de pelucia no metro? Uma otima estratégia para rir de si mesmo! ;-)